segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Massaranduba- Pouteria ramiflora

Foto:Ana Paula Santana




Por Ana Paula Santana
Nome científico: Pouteria ramiflora
Bioma: Amazônia e Campos Sulinos
Nome popular: massaranduba
Família: Sapotaceae
Características: Planta com altura de 15 a 30 metros, com tronco retilíneo de 40 a 60 cm de diâmetro. Suas folhas são simples, desprovidas de pêlos e de formas e tamanhos variáveis. A madeira é suavemente pesada, dura, textura média e de baixa resistência ao apodrecimento.
Onde ocorre: Centro Sul do país e região Amazônica.
Utilidade: a madeira pode ser empregada para tabuados em geral, acabamentos internos para construção civil, para confecção de brinquedos e caixotarias. Também pode ser utilizada em plantios de áreas degradadas.
Paisagismo: a árvore tem características ornamentais e são indicadas para o paisagismo em geral.
Solo: é indiferente as condições físicas do solo
Informações ambientais: Árvore semidecídua, isto é, perde parte de suas folhas em certa época do ano. Planta que exige exposição total ao sol e se adapta em ambientes áridos, característica das matas semidecídua e de sua transição para o cerrado. Pode ser encontrada principalmente no interior da mata primaria densa.
Floração e frutificação: floresce durante os meses de agosto a outubro. A maturação dos frutos verifica-se nos meses de janeiro e fevereiro.
Época para colheita de sementes: em janeiro e fevereiro.
Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore logo que iniciarem a queda espontânea. Deixá-los amontoados alguns dias até iniciar a decomposição da polpa e, retirar as sementes através da abertura manual dos frutos em água corrente.
Produção de mudas: Colocar as sementes para germinação, assim que colhidas, em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. Cobrir as sementes com 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 20 a 40 dias e a germinação é baixa.
Também é conhecida como: leiteiro-preto, abiu, ibacoixa, grão-de-galo.

Foto: Ana Paula Santana

2 comentários:

  1. faz tempo que busco sementes desta pouteria ramiflora, onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  2. tais domingues santana1 de novembro de 2012 às 10:12

    muito legal esse blog essa arvoree munto bonita eu so descubri ela quando fis o trabalho de geografia
    uahsashaushausha

    ResponderExcluir