Foto: Ana Paula Santana
Foto: Ana Paula Santana
Por Ana Paula Santana
Nome popular: Ingá-do-brejo
Bioma: Mata Atlântica
Família: Leguminosae-Mimosoideae (Mimosaceae)
Nome cientifico: Inga vera
Características: árvore de 5 a 10 metros de altura, com tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas com a superfície inferior de cor mais clara. Seus frutos são vagens cilíndricas, com sementes envolvidas por polpa carnosa. A madeira é suavemente pesada, pouca resistência e de baixa durabilidade.
Onde ocorre: São Paulo até o Rio Grande do Sul.
Utilidade: a madeira é utilizada em confecção de brinquedos, para obras internas e caixotarias.
Solo: úmido e brejosos
Informações ambientais: árvore semidecídua, isto é, perde parte de suas folhas em certa época do ano. Planta que exige exposição total ao sol e se adapta em ambientes úmidos, característica de planícies aluviais e beiras de rios.
Floração e frutificação: Floresce de agosto a novembro. Os frutos amadurecem nos meses de dezembro a fevereiro.
Época para a colheita de sementes: no mês de dezembro.
Obtenção de sementes: Colher os frutos da árvore quando iniciarem a queda natural. Posteriormente abrir as vagens para retirar as sementes, o arilo mucilaginoso não deve ser removido.
Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar, após a colheita, em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato argiloso. Em seguida cobri-los com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre de 3 a 5 dias e, a germinação é completa.
Também é conhecida como: ingá-de-quatro-quinas, ingazeiro, angá e ingá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário