sexta-feira, 2 de maio de 2008

Árvores da cidade, Ipê um bálsamo para nossos olhos


Por Paula Santana

Em meio a um emaranhado de prédios e casas, ruas e calçadas, podemos observar as belas e necessárias árvores. Uma pequena árvore pode fazer diferença por sua beleza, suas cores, e principalmente pela sua importância ambiental.
A maioria das árvores exercem grande fascínio aos que as contemplam, são verdadeiros colírios para os nossos olhos.
Andando pelas ruas das cidades, observando as árvores, notei a diversidade de espécies com cores exuberantes e de agradável aroma. Uma árvore que merece destaque é o Ipê, com suas flores radiantes que alegram a cidade. Existem diversas espécies de Ipê que variam de região para região. Uma espécie interessante por sua beleza, cujo nome popular é o Ipê amarelo (Tabebuia sp.) pertence a família Bignoniaceae, trata-se de uma árvore extremamente ornamental, devido as suas flores amarelas. Pode ser empregada com sucesso no paisagismo e principalmente arborização urbana. Pode chegar a 10 metros de altura. Perde suas folhas em determinadas épocas do ano, típicas de ambientes expostos à luz solar. Floresce durante os meses de agosto e setembro, geralmente com a planta totalmente despida de folhagem. Produz grande quantidade de sementes anualmente. Originária do Brasil, ocorre do espirito Santo até Santa Catarina.


3 comentários:

rayana alves disse...

oie professora eu estudo no evilazio meu nome é rayana alves da
silva eu estudo de tarde na 6c adorei esse seu blog por que adoro plantas bjs!!!

rayana alves disse...

estudo no evilazio me chamo rayana sou do turno da tarde 6c e adorei seu blog por que adoro plantas

princesa disse...

oi pro eu estudo com você eu adorei o seu blog eu te adoro professora você é 100.000.000.000.000.000
bjos