domingo, 31 de julho de 2011

Aroeira mansa - Schinus terebinthifolius


Foto: Ana Paula Santana




Foto: Ana Paula Santana


Foto: Ana Paula Santana

Por Ana Paula Santana
Bioma: Mata Atlântica
Nome popular: aroeira-mansa
Família: Anacardiaceae
Nome cientifico: Schinus terebinthifolius
Características: árvore de 5 a 10 metros de altura, com tronco revestido de casca grossa de 30-60 cm de diâmetro. Folhas compostas imparipinadas fortemente aromáticas, de 3-10 pares de folíolos de 10-15 cm de comprimento por 2-3 cm de largura. Os frutos são de cor vermelha brilhante quando maduras. A madeira é pesada, mole, resistente e de grande durabilidade.
Onde ocorre: de Pernambuco até Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, em várias formações vegetais.
Utilidade: A madeira é utilizada para mourões, esteios, lenha e carvão.
Paisagismo: a árvore é extremamente ornamental, principalmente durante o período que os frutos ficam na planta. Pelo porte pequeno é indicada para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Essa espécie pode causar alergias a pessoas sensíveis que entrem em contato direto com suas folhas.
Solo: comum em beira de rios, córregos e em várzeas úmidas, podendo crescer em terrenos pobres e secos.
Informações ambientais: árvore perenifólia, portanto, não perde as suas folhas, Cresce e se desenvolve sob a exposição da luz solar. É amplamente disseminada por pássaros, o que explica sua boa regeneração natural. Ocorre desde a restinga até as florestas pluvial e semidecídua de altitude.
Floração e frutificação: floresce principalmente entre os meses de setembro a janeiro. A sua frutificação ocorre no período de janeiro a julho.
Época para a colheita de sementes: geralmente de janeiro a julho.
Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando maduros. Podem-se utilizar os frutos como fossem sementes.
Produção de mudas: Colocar as sementes (frutos) para germinação logo que colhidas em canteiros a pleno sol com substrato argiloso. A emergência ocorre em 10-15 dias e a taxa de germinação é superior a 50%. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.
Também é conhecida como: aroeira-vermelha, aroeira, aroeira-pimenteira, aroiera-da-praia e aroeira-do-brejo.

Nenhum comentário: