segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Quaresmeira - Tibouchina granulosa


Foto: Ana Paula Santana


Foto: Ana Paula Santana

Por Paula Santana
Nome popular: Quaresmeira
Bioma: Mata Atlântica
Família: Melastomaceae
Nome cientifico: Tibouchina granulosa
Características: árvore de porte médio podendo atingir até 12 metros de altura, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro. Apresenta ramos quadrangulares e alados nas arestas. Suas folhas são rijas e cobertas de pêlos finos e curtos nas duas faces. A madeira é pesada, dura e de baixa durabilidade quando expostas as intempéries.
Onde ocorre: na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, principalmente na floresta pluvial da encosta atlântica.
Utilidade: a madeira pode ser empregada para uso interno, na confecção de objetos leves, brinquedos e caixotaria.
Paisagismo: a árvore é extraordinariamente ornamental, principalmente quando em flor. Pelo seu porte e grande beleza, não deve faltar em projetos de paisagismo. Também é ótima para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas
Solo: úmido.
Informações ambientais: espécie perenifólia ou semidecídua, ou seja, pode ou não perder parte de suas folhas em certa época do ano. Adapta-se a ambientes sob total exposição ao sol. Ocorre predominantemente nas formações secundárias.
Floração e frutificação: floresce duas vezes ao ano, entre julho e agosto e de dezembro a março, sendo nessa ultima época mais abundante. Os frutos amadurecem de julho até agosto e também de abril a maio.
Época para colheita de sementes: produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, geralmente nos meses de abril a agosto.
Época para a colheita de sementes: de maio a agosto.
Também é conhecida como: flor-de-quaresma, quaresma-roxa e quaresma.

Nenhum comentário: