domingo, 31 de julho de 2011

Embaúba-prateada - Cecropia hololeuca

Foto: Ana Paula Santana

Foto: Ana Paula Santana

Foto: Ana Paula Santana

Foto: Ana Paula Santana




Por Ana Paula Santana

Nome popular: embaúba-prateada
Bioma: Mata atlântica
Família: Cecropiaceae
Nome cientifico: Cecropia hololeuca
Características: árvore de 6 a 12 metros altura, com tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas peltadas de 50 a 60 cm de diâmetro, de consistência rígida e espessa. A madeira é leve (densidade 0,43 g/cm3), macia , e de baixa resistência mecânica e pouca durabilidade.
Onde ocorre: Sul da Bahia, Espírito Santo, Rio de janeiro, Minas Gerais e São Paulo principalmente na floresta pluvial.
Utilidade: a madeira pode ser utilizada para confecção de objetos leves, como fósforos, caixotaria, lápis, brinquedos, tamancos e salto de caçados. Os seus frutos são muito apreciados pela fauna.
Paisagismo: a árvore é extremamente bela em virtude de sua folhagem prateada que sobressai no meio do verde. É amplamente utilizada no paisagismo onde encontra ampla aplicação.
Solo: úmido
Informações ambientais: árvore perenifólia, ou seja, não perde as suas folhas. Ocorre em ambientes expostos ao sol, sendo característica da floresta pluvial em altitudes superiores a 500 m. Sua disseminação é ampla ocorrendo em florestas primárias e secundárias.
Floração e frutificação: floresce em mais de uma época por ano, apesar disso, com maior intensidade em de outubro a janeiro. Seus frutos amadurecem em julho a novembro.
Também é conhecida como: embaúba-preta e embaúba-branca.

Nenhum comentário: