segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Acrocomia aculeata - Macaúba


Foto: Ana Paula Santana

Bioma: Mata Atlântico e Cerrado
Nome popular: macaúba
Família: Palmae (Arecaceae)
Nome cientifico: Acrocomia aculeata
Características: árvore de grande porte, de 10 a 15 metros altura, com tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas em números de 20 a 30 contemporâneas, espinhentas de 4 a 5 metros de comprimento, cacho de 70 a 80 com de comprimento. A madeira é moderadamente pesada, dura e de grande durabilidade.
Onde ocorre: do Pará até São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, principalmente na floresta latifoliada semidecídua.
Utilidade: A madeira é empregada em construções rurais, nas confecções de ripas e calhas para água. O fruto é a parte mais importante da planta, cuja polpa é consumida in natura, ou usada para extração de gorduras comestíveis, sua amêndoa oferece óleo clara com qualidades semelhantes ao de oliveira.
Paisagismo: a palmeira é ornamental e pode ser empregada no paisagismo em geral.
Solo: característica de solos férteis localizados em vales e encostas da floresta mesófila semidecídua. Em certas regiões é considerada padrão de terra boa.
Informações ambientais: árvore perenifólia, portanto, não perde as suas folhas. Cresce e se desenvolve a pleno sol e pioneira. Sua dispersão é maior, porém descontínua, nas formações secundárias e de capoeiras.
Floração e frutificação: floresce quase o ano inteiro, porém com maior diversidade de outubro a janeiro. Os seus frutos amadurecem de setembro a janeiro.
Época para a colheita de sementes: geralmente de setembro a dezembro.
Obtenção de sementes: colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda natural ou recolhê-los do chão. Os frutos obtidos podem ser semeados diretamente, não havendo necessidade de despolpá-los.
Produção de mudas: os frutos devem ser colocados para germinar logo que colhidos em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato arenoso rico em material orgânico e, mantidos em ambiente sombreado, cobri-los levemente com substrato e irrigar duas vezes ao dia.  A emergência ocorre de 3 a 5 meses e, a taxa de germinação é moderada.
Também é conhecida como: coco-de-espinho, coco-baboso, mucaiá e mucajuba. 

Nenhum comentário: