A energia que anima o vôo das aves, o nadar dos peixes, a veloz corrida dos herbívoros, o salto mortífero dos carnívoros, as contrações da mão humana e as pulsações do cérebro repousam na energia solar captada pelas plantas.
O planeta Terra é um organismo formado por um conjunto de elementos que dependem uns dos outros para dar suporte à vida.
Uma parte desse organismo é constituída pelas florestas que exercem influência na purificação do ar, na amenização do clima, na renovação da água e na proteção do solo; além do que, possuem um valor cultural inestimável enquanto fonte de beleza, e grandiosidade para a contemplação, inspiração, recreação e encantamento.
As florestas cobrem aproximadamente 40% da superfície total de todos os continentes, seja no litoral, no interior, em regiões muito quentes ou quase geladas.
Dois terços de todas as espécies de plantas e animais crescem nas florestas tropicais úmidas, principalmente no Brasil. Das árvores se extraem alimentos, medicamentos e matéria-prima para produtos industrializados, sendo que elas constituem o banco genético que comporta uma imensa variedade de espécies vegetais ainda não estudadas e que podem conter o segredo da cura de diversas doenças que assolam a humanidade.
A maior parte das plantas compõe-se de:
- Raiz que as fixa no solo e retira da terra água e sais minerais;
- Caule que as sustenta, conduzindo os alimentos a todas as
partes do vegetal;
- Folha que permite às plantas respirar e transpirar;
- Flor que responde pela reprodução;
- Fruto que guarda e protege as sementes;
- Semente que dá origem a novas plantas.
Qual é o problema?
As florestas estão sendo destruídas em quase todo o mundo. A cada ano quase 2% da vegetação tropical são derrubados para uso agrícola, muitas vezes sem nenhum planejamento.
Essa e outras perdas como o corte de árvores isoladas afetam centenas de milhões de pessoas ao aumentar o risco de enchentes, provocarem a erosão do solo, assorear os cursos de água, causar secas, acentuar a falta de carvão mineral e madeira para construção.
Tudo isso contribui para o êxodo de comunidades inteiras e o conseqüente empobrecimento de suas culturas.
A falta de vegetação é responsável por problemas conhecidos como questões ambientais globais.
Isto quer dizer a ocorrência de situações negativas que, embora aconteça num determinado ponto do planeta, interferem na qualidade de vida de toda
a humanidade. Exemplo disso é o efeito estufa, as ilhas de calor, a desertificação, as inundações e a redução da biodiversidade.
Fonte: Floresta um mundo de relações - Governo do Estado de São Paulo -Secretaria de Estado do Meio Ambiente - Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiente.
Pesquisa e texto: Maria Julieta Penteado e Sandra N. S. Almeida; Colaboração: José Lélis Nogueira;
Projeto Gráfico: Sonally R. Paulino da Costa Pelizon; Editoração Eletrônica: Pedro Orlando Victor Galletta. São Paulo, 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário